Corpo saudável: Cardápio em equilíbrio!

- 11 de julho de 2013

 

comidaOlááá!

A dica de hoje é sobre alimentação. E é importantíssima! Antes de começar, três notícias:

• Notícia boa: tudo o que você precisa “aprender a comer” está em uma única imagem e isso facilita muito a sua vida.

• Notícia ruim: não é muito fácil seguir tudo o que ela pede.

• Notícia boa: …mas é plenamente possível de conseguir!

A imagem já é bem conhecida e tenho certeza que vai ativar a sua memória laaá da época da 4ª série, hein?! É a PIRÂMIDE ALIMENTAR!

Piramide alimentar

Fazendo uma pesquisa rápida, cheguei a 4 pontos que definem a pirâmide:

• Na base, ficam os alimentos que são fontes de carboidratos. Eles têm como função principal fornecer a energia pro bom funcionamento do corpo.

• Em seguida, ficam as frutas e verduras que fornecem vitaminas e minerais – importantes para as funções do organismo.

• Mais acima, vem os alimentos que são fontes de proteínas; as carnes, leite, ovos e leguminosas – responsáveis pela composição de todos os tecidos corpo.

• E no topo, os alimentos, em maioria doces, que possuem as gorduras prejudiciais à saúde.

Isso tudo a gente já tem noção… O negócio é: como trazer a alimentação adequada para a nossa rotina? Pensando nisso, separei os alimentos de acordo com as suas características e benefícios, pra ficar mais fácil de escolher a partir do que tenho na geladeira! Daí criei uma pirâmide personalizada, baseada na minha dieta:

piramide MARINA

Arrasei na pirâmide, não foi?! haha Não sou designer, mas o que vale é a intenção – e esta foi boa! (rs.) Pra não deixar dúvidas, segue mais uma listinha do que são essas porções, com os alimentos e a quantidade pra se consumir em um dia. *Lembrando que fiz essa pra mim, baseada na minha dieta:

Grupo dos óleos/gorduras: Azeite de Oliva- 1 colher de sopa, Margarina vegetal- 1/2 colher de sopa, Óleo de Soja- 1 colher de sopa.
Grupo dos açúcares/doces: Açucar refinado- 1 colher de sopa, geléia- 3 colheres de sobremesa, mel- 2 colheres de sopa.
Grupo do leite/queijo/iogurte: Iogurte- 1 unidade, Leite desnatado- 1 copo (daqueles de requeijão), queijo- 2 colheres de sopa, requeijão- 2 colheres de sopa, leite em pó- 2 colheres de sopa, vitamina de frutas- 1 copo  (daqueles de requeijão).
Grupo das carnes/ovos: Filé de frango grelhado- 1 porção do tamanho de uma mão fechada, ovo de galinha cozido- 2 unidades, salmão- mesma porção do filé, sardinha em conserva- 1 unidade, bife grelhado- 1 unidade, atum em lata- 2 unidades.
Grupo dos feijões: Feijão cozido- 2 colheres de sopa, lentilha cozida- 2 colheres de sopa, castanha-de-caju- 4 unidades, nozes- 4 unidades, Grão-de-bico cozido- 2 colheres de sopa, Soja cozida- 1 1/2 colheres de sopa.
Grupo dos legumes/verduras: Alface- 6 folhas, tomate- 2 1/2 fatias, vagem cozida- 2 colheres de sopa, brócolis cozido- 4 1/2 colheres de sopa, cogumelo em conserva- 9 unidades, cenoura cozida- 1 1/2 colheres de sopa, berinjela cozida- 2 colheres de sopa, almeirão- 5 folhas, beterraba cozida- 3 fatias, palmito em conserva- 2 unidades.
Grupo das frutas: abacaxi- 1 fatia, banana prata- 1 unidade, laranja pêra- 1 unidade, morango- 10 unidades,  mexerica- 1 unidade, manga-1/2 unidade, goiaba- 1 unidade, maçã- 1 unidade, ameixa preta- 3 unidades, mamão papaia- 1/2 unidade.
Grupo das massas: arroz integral- 6 colheres de sopa, aveia em flocos- 2 colheres de sopa, pão integral- 2 fatias, torrada com glúten- 4 unidades, milho verde em espiga- 1 unidade.

Desse jeito, fica mais fácil seguir um cardápio mais saudável. E como fiz pra mim, todo mundo pode fazer a sua! Legal?! Muito melhor: dieta balanceada, tranquila, e que ajuda a ficar com tudo em cima! 😉

Gostaram? Mais dicas? Me falem!

Beijos,

Ma.

TwitterFacebook