Você conhece a importância do Cálcio?

- 2 de agosto de 2013

novo

Com a correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de nos alimentarmos corretamente e, em consequência, não consumimos vitaminas e minerais que estão presentes nos alimentos naturais, como, por exemplo, o cálcio.

A maioria da população desconhece a importância desse mineral, que, além de atuar na formação estrutural dos ossos e dentes, regula os batimentos cardíacos, é essencial para a transmissão nervosa, auxilia na contração muscular e coagulação sanguínea.

Ele pode ser encontrado nos laticínios; nas hortaliças, como brócolis e couve-flor; em algumas porções de 100 g de grãos como o de bico, gergelim; e no queijo Tofu.

Outra coisa bem legal e que facilita bastante pra quem tem a vida agitada são os suplementos vitamínicos, como, por exemplo, o Calcitran D3, que, além de ser rico em cálcio, possui vitamina D3 na sua composição.

Vale lembrar que a vitamina D é supernecessária para a absorção do cálcio nos ossos. Então, reservar uns 15 minutinhos do seu dia para se expor ao sol é ideal. Isso acontece porque o nosso corpo produz essa vitamina, e os raios ultravioleta são os responsáveis para que ela (vitamina) entre em ação, dando uma forcinha para o cálcio penetrar nos ossos. É interessante consumir alimentos que sejam ricos nessa vitamina, como salmão e atum, bife de fígado, ovos e margarina.

A ausência de cálcio pode causar algumas doenças, como a osteoporose, falha na construção dos ossos e má formação. Por isso, é tão importante manter uma alimentação rica em cálcio e praticar exercícios. A atividade física ajuda a fortalecer os músculos; diminui o risco de quedas e, como consequência, as fraturas nos ossos; além de melhorar o equilíbrio do corpo humano.

Vamos relembrar as principais informações? Consumir cálcio e vitamina D, tomar sol e praticar exercícios físicos. Pronto! Com esse combo da saúde, não tem espaço pra osteoporose nenhuma!

combo

 

TwitterFacebook