Cuidados gerais com os cabelos

- 15 de agosto de 2013

Os cabelos são a moldura do rosto! Os fios bem cuidados têm uma importância fundamental, e nada tão bom quanto estar em paz com eles, certo? Mas o melhor é quando descobrimos pequenas soluções para “grandes” problemas, como por exemplo o frizz – que nada mais é do que aquele efeito que deixa os cabelinhos em pé, dando um ar de desarrumado.
44---#201308-003-Cuidados-com-os-cabelos,-imecap

Esse probleminha pode ser causado por diversos fatores, o clima é um deles. A umidade do ar faz com que os cabelos se tornem mais elétricos e arrepiados. Excesso de chapinha desgasta as cutículas, deixando os fios ressecados e desidratados. Em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo assim o arrepiado. Com o tempo o cabelo vai perdendo a queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios. Fora esses fatores, a falta de cuidado é um grande aliado para o surgimento dos indesejáveis fios rebeldes. Escovar os cabelos de qualquer maneira ou usar produtos de baixa qualidade, além da falta de hidratação, podem enfraquecer e quebrá-los.
 
Existem várias pequenas soluções para evitar que o frizz apareça e para tratar o já existente. Todas são a longo prazo, não é nada de outro mundo, mas tem que ter paciência e dedicação. E aos poucos os resultados irão aparecer.
 
Comece ao lavar os seus cabelos, evite água quente, ela retira todo o óleo natural do couro cabeludo que protege e lubrifica os fios. Por sua vez a água gelada não retira totalmente as impurezas, assim o cabelo continuará oleoso. O certo é lavar os cabelos com água morna, assim todas as impurezas irão embora junto com a água e o óleo natural que protege o couro cabeludo será mantido. Ao final da lavagem, dê uma última chuveirada com água gelada, isso garantirá o fechamento das cutículas e um brilho extra.
 
Ao contrário do pente de plástico, que eletrifica os fios, a madeira é um isolante, ou seja, não conduz eletricidade para os fios, logo evita o frizz. Use pente de madeira para pentear!
 
A queratina fortifica os cabelos, ela pode ser encontrada em várias formas, em lojas especializadas. É importante ter cuidado, pois, em excesso, os fios podem ficar endurecidos e ásperos, já que ela preenche os espaços existentes entre as escamas. Existem produtos que possuem queratina na sua composição, como shampoos e máscaras de hidratação (são uma excelente opção para quem ainda tem receio de usar a queratina pura nos fios).
 
Falando nisso, hidrate sempre! Seja através de cosméticos especializados ou das hidratações – milagrosas – caseiras. Se você optar por máscaras de hidratação, siga as instruções de acordo com o rótulo. Caso haja a ausência de informações, lave o cabelo com shampoo (ele abre as cutículas e remove a sujeira), passe a máscara de hidratação (espere ela agir no mínimo de 10 minutos), remova e passe o condicionar (ele fecha as cutículas e sela o fio).
 
Procure sempre usar bons produtos. Nem sempre produtos caros são sinônimo de qualidade. Varie nos shampoos e condicionadores. Cada vez mais as marcas estão se especializando nos tipos de cabelo e oferecendo novas soluções para os seus problemas. Se o seu cabelo é tingido e cacheado, por que não usar dois tipos de shampoos?! Um para cada necessidade que o seu cabelo exige?! A cada vez que você lavar o cabelo, um shampoo diferente. Vale fazer esse rodízio.
 
Antes de secar os cabelos ou passar a chapinha, passe um produto protetor nos seus fios, ou um que seja ativado com o calor que o secador e a chapinha transmitem, mas que mesmo assim não deixam de proteger. Aposte nos reparadores. A variedade é infinita!
imecap
O Imecap Hair, por exemplo, oferece uma melhora no aspecto geral dos fios, tornando-os menos quebradiços, mais volumosos e cheios de brilho. Além de estimular o crescimento, combater a alteração dos bulbo capilar e eliminar os problemas de queda. Vale a dica!

TwitterFacebook