As tão indesejadas VARIZES.

- 2 de setembro de 2013

Quando as válvulas venosas se dilatam e perdem a elasticidade, o sangue que antes percorria o caminho das extremidades do corpo para a o coração começa a refluir, causando assim mais dilatação e refluxo… Eis que surgem as temidas varizes.

197---varizes---4-imagens-1

As veias se dilatam e perdem a elasticidade por diversos fatores. Os mais comuns são excesso de peso, uso de anticoncepcionais, hereditariedade e atividades que exigem longos períodos em pé ou sentado. As pernas ficam mais pesadas e cansadas, a sensação de dor, queimação e cãibras são mais frequentes, tudo devido à retenção do sangue nas veias com dilatação. Ao longo dos anos, podem surgir manchas na pele, comumente chamadas de dermatite ocre.

Além dos sintomas causados, as varizes limitam as mulheres também na parte estética, principalmente na hora de vestir uma roupa em que as pernas ficam de fora. O tratamento é fundamental nessas horas, uma vez que, além da aparência, os sintomas irão desaparecer aos poucos, evitando maiores complicações.

Os vasinhos podem ser tratados por cirurgiões vasculares, com aplicação de substâncias injetáveis por agulha – causando a inflamação da veia, que depois é absorvida pelo organismo. Outra opção é o tratamento à laser – essa técnica faz com que o sangue da veia seja esquentado até o vaso queimar. Ambos os procedimentos causam desconforto.

Mas para quem tem receio de se submeter a esses tratamentos, que causam desconforto e são de alto custo, já pode contar com o Varicell. O produto atua diminuindo as dores, sensação de peso nas pernas e inchaço, porque melhora a circulação. As meias elásticas compressivas também ajudam o retorno venoso. Elas devem ser colocadas pela manhã, antes de se levantar ou então após repouso de alguns minutos. Lembre-se de que é importante consultar o seu médico, ele irá lhe informar qual tipo de meia usar e qual compressão se adequa a você.

197---varizes---4-imagens-2

O sangue faz um ciclo completo (do coração até os pés) e precisa da ajuda da panturrilha para que esse ciclo faça o movimento completo. Por isso, ao longo do dia procure movimentar seus pés em movimentos circulares e para frente e para trás. No final do dia, fique de pernas para cima! Você pode fazer isso deitada na cama e colocá-las na parede do quarto.197---varizes---4-imagens-3

O excesso de peso influencia no aparecimento de varizes, por isso alie a atividade física à uma alimentação equilibrada. Dê preferência para exercícios aeróbicos, como caminhada, natação e pedaladas – eles trabalham diretamente a batata da perna. Cuidado com exercícios de musculação de alto impacto, eles causam tensão nos vasos.

Existem alguns mitos que relacionam as varizes ao uso de salto alto. Ainda não existem estudos que comprovem isso, mas é bom evitar o uso diário, já que eles atrapalham a circulação do sangue. Se for usar, faça um alongamento nos pés e panturrilhas.

 197---varizes---4-imagens

Consulte o seu ginecologista na hora de decidir qual pílula anticoncepcional usar, o uso prolongado pode vir a favorecer o surgimento de vasinhos, assim como o cigarro. E jamais faça o tratamento de varizes sem o acompanhamento médico de um cirurgião vascular.

Siga as dicas e fique com tudo em cima!

TwitterFacebook