Dicas de como se preparar para uma maratona

- 5 de setembro de 2013

Próximo dia 29 de setembro, acontecerá a 4ª edição da Maratona Maurício de Nassau, em Recife, com expectativa de 5 mil participantes. A prova de 21 km, 10 km e 5 km, conta com atletas amadores, de nível nacional e internacional. Saiba mais no site da corrida.

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Se você vai participar de uma prova de longa distância, é interessante fazer um treinamento de no mínimo 3 a 4 meses. Isso porque o organismo não está preparado para se submeter a atividades desgastantes sem um bom condicionamento físico. Não esqueça de procurar por profissionais especializados! Faça exames médicos, eles irão atestar suas limitações, e um bom professor de educação física irá te ajudar a por em prática o treino preparatório sem deixar de lado a sua segurança.

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Comece o treino alternado: corrida e caminhada. Aos poucos, tente manter uma corrida leve de uns 30 minutinhos. Com o tempo, aumente o seu treino para o mínimo de 45 minutos e com baixa velocidade. Mas lembre-se: ao final da corrida é essencial que você esteja “inteiro”! Nada de ficar fadigando! A velocidade de cada etapa deve ir aumentando com o seu desenvolvimento e ao longo das semanas.

Procure por um tênis ideal para esse tipo de atividade, ele irá amortecer o impacto causado pelos terrenos irregulares da maratona. Tente manter um ritmo: duas passadas inspirando e duas passadas expirando.
Aliar a musculação ao treinamento é outra aposta, já que ela ajuda no ganho da massa muscular, dá força e previne lesões. A corrida complementa a musculação, e vice-versa.

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No dia da prova, restrinja o consumo de lácteos, pois eles podem gerar desconforto no estômago. Evite também alimentos ricos em fibra, como o mamão, porque eles alteram o percurso do intestino. Para prevenir câimbras e dores musculares, coma alimentos ricos em magnésio – frutas, vegetais, aveia, grão de bico, castanha, arroz integral – e em potássio – banana, tomate, abacate, batata doce, soja e beterraba –  por exemplo. Veja mais dicas de alimentação aliada aos exercícios aqui: http://bit.ly/17Ji0iL

E no dia da prova, dê preferência para uma alimentação mais leve. Coma uma fatia de pão com queijo magro e geleia sem açúcar, ou uma fruta e água de coco. Só não exagere, para não ficar com o estômago pesado.

Não esqueça de passar protetor solar no rosto e no corpo! Apesar da maioria das corridas começarem cedo, o sol não perdoa.

Essas foram algumas dicas para melhorar a seu desempenho em uma maratona, mas consulte profissionais especializados na área. Com saúde não se brinca! E para quem ainda não corre, vamos começar a praticar, para ficar com tudo em cima. Afinal, nada melhor do que levar uma vida saudável!

 

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