Saúde Íntima

- 11 de setembro de 2013

Muitas mulheres não se preocupam com a higienização íntima, que é tão importante para a prevenção de infecções e fungos. Apesar da proteção natural dos lactobacilos (lactobacillus casei), a vagina tem o ph – medida do nível de acidez – ácido, o que impede fungos e bactérias de se proliferarem. A boa higienização íntima é muito importante, pois, muitas vezes, os lactobacilos não conseguem proteger totalmente o órgão.

Pensando em você, o Tô Com Tudo Em Cima resolveu dar algumas dicas para facilitar o seu dia a dia e deixar a região íntima bem cuidada e saudável.

289-DermogineÉ essencial deixar a pele respirar, por isso dê preferência para tecidos arejados. O algodão, apesar de ser macio, confortável e ideal para a prática de esportes, deve ser evitado por absorver mais resíduos do que os tecidos sintéticos, que não impedem a transpiração e são de fácil higienização. Saias, vestidos e shorts larguinhos são mais indicados – evite o uso constante de roupas apertadas, como jeans, que terminam abafando a região. Procure dormir sem calcinha, para que a vagina consiga “respirar” durante a noite.

Sabão de coco deve ser o escolhido para lavar as calcinhas. Por ser neutro, ele não deixa resíduos na roupa íntima, que podem vir a ser liberados quando a mulher transpira, facilitando o aparecimento de irritação e coceira. Nunca pendure suas calcinhas no boxe! O banheiro é um local úmido, o que contribui para a proliferação de fungos e bactérias.

A higienização deve ser feita no sentido da vagina em direção ao ânus, para que não haja contaminação com as bactérias originadas do intestino. Use papel higiênico ou lenços umedecidos. A ducha higiênica pode ser usada, mas evite água quente, que tira a proteção natural da vagina.

O asseio deve ser feito de duas a três vezes por dia, com água morna, sabonete específico e somente com os dedos. O Dermogine é um sabonete líquido específico para isso. Ele equilibra o pH vaginal, proporciona sensação de conforto e bem-estar, realiza uma higiene adequada e segura, além de deixar um odor agradável e hidratar por conter aloe e vera e proteína de soja na sua composição.
A atenção deve ser redobrada no período menstrual. O sangue altera o pH vaginal, o que acaba favorecendo os fungos e bactérias. Nunca fique mais de 3 horas com o mesmo absorvente – eles devem ser trocados de acordo com a sua necessidade, mas nunca excedam esse tempo.
A região vaginal é muito sensível. Quando for fazer a higienização, tenha cuidado. Evite objetos que possam machucar, como buchas e cotonetes. Depilação com lâmina de barbear não é recomendado. Elas podem cortar a pele e causar irritação. Faça outro tipo de depilação, com cera, por exemplo. Apesar de ser mais caro, é mais seguro e os pelinhos demoram mais a crescer, ou seja, o custo benefício é maior.

Ser 100% saudável, e ter saúde da cabeça aos pés. Lembre-se disso!

TwitterFacebook