Qualidade de vida + mente e corpo com tudo em cima = Ioga

- 1 de outubro de 2013

Sábios indianos criaram a Ioga com o intuito de ser um guia saudável para a vida. Ela une exercícios físicos, com trabalho psicológico e filosofia. Pretende harmonizar o que temos de mais importante: CORPO, MENTE e ALMA.544---ioga-blog

A Ioga é dividida em condutas (modalidades) e cada uma delas tem uma especificidade. De todas as condutas, a Hataioga e Rajaioga é a mais comum. Ela procura controlar o corpo e a mente. Conhecida por seus aspectos práticos, como posturas e de respiração, ela é indicada para quem busca transformação interna e externa.
As outras condutas como a Carmaioga, Bactiioga e Jnanaioga trabalham com o ego, religião e sabedoria, respectivamente.
Todas as condutas buscam desenvolver a vida de maneira harmoniosa sob os aspectos emocional, intelectual e físico. São vários os benefícios que a Ioga proporciona.
O corpo humano possui um complexo equilíbrio fisiológico. A Ioga ajuda a manter esse equilíbrio, estimulando sua capacidade de autocura. Ela contribui para o equilíbrio das emoções, através da prática do pensamento positivo e da meditação, distanciando emoções negativas e as suas consequências. A meditação torna-se mais fácil quando observamos o nosso corpo, através de exercícios posturais, de respiração e relaxamento.
Qualquer tipo de atividade física melhora a circulação sanguínea. E mesmo sendo mais suave do que a maioria dos exercícios, a Ioga exige um bom trabalho cardíaco. Posições invertidas fazem com que o coração receba sangue desoxigenado, de onde ele é bombeado para os pulmões. O cérebro é irrigado com sangue oxigenado, mais sangue chega a todas as células do corpo, reavivando e restaurando cada uma, entre vários outros benefícios.
As posturas aumentam a variedade de movimentos nas juntas, aumentando a mobilidade do corpo. Além de proporcionar o fortalecimento e alongamento de músculos fundamentais – o que ajudará a corrigir, aos poucos, os erros posturais (principalmente nas costas). Como por exemplo, a cifose, que nada mais é do que uma curva torácica exagerada localizada na parte superior das costas.
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Os exercícios que a Ioga proporciona ajudam a aumentar a troca de gases nos pulmões e em todas as células do corpo. Influência também no sistema nervoso, equilibrando-o para melhor lidar com os estresses do dia a dia. Proporciona também o relaxamento muscular profundo, realiza a contração muscular através da postura e em seguida o seu relaxamento total.
Praticar Ioga ajuda o corpo a encontrar o equilíbrio e ensina a mente a se tornar um guia responsável e inteligente do corpo, afirma Sivanada Yoga, no seu livro Ioga Para Fazer Em Casa da Editora Publifolha.

Esperamos que agora vocês se sintam mais familiarizados com a prática e que isso sirva como incentivo! Esse tipo de exercício físico, além de colocar o corpo em forma, coloca a mente também, que é tão importante para o equilíbrio da vida.

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