Outubro Rosa

- 4 de outubro de 2013

Representado pela cor rosa, o mês de outubro é dedicado ao combate do Câncer de Mama. Criado nos Estados Unidos em aproximadamente 1997, o Outubro Rosa pretende alertar as pessoas de todo o mundo sobre a importância da prevenção e do autoexame.565---outubro-popular

Sendo o câncer mais comum entre as mulheres e o segundo com mais casos em todo o mundo, o câncer de mama, se diagnosticado precocemente, pode ser tratado. Infelizmente na maioria dos casos a doença é descoberta em estado avançado, por isso que a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce é de extrema importância para o tratamento.

Manter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, evitar o consumo de álcool e o tabagismo são alguns dos fatores que colaboram com a prevenção do câncer.

A partir dos 20 anos de idade, todas as mulheres devem fazer o autoexame das mamas mensalmente. O processo é simples, confira:

567---outubro-toque

Passo 1: Sem roupa e de frente para o espelho, posicione suas mãos na cintura e observe a aparência das suas mamas.

Passo 2: Coloque as mãos para cima e tente comparar um mamilo ao outro, se eles estão na mesma altura. Suavemente, faça pressão neles e na aréola, observando se sai algum tipo de líquido.

Passo 3: Coloque sua mão esquerda atrás da nuca e palpe com a mão direita a sua mama esquerda, fazendo movimentos circulares procurando por alguma anomalia. Repita o processo com a mama direita.

A mamografia reduz em 25% as mortes pela doença e deve ser realizada por todas as mulheres aos 35 anos.

Aspecto de casca de laranja, nódulos no seio ou axilas, secreção no mamilo são sintomas comuns ao câncer de mama. Faça o acompanhamento periódico com o ginecologista.

O Outubro Rosa veio para conscientizar homens e mulheres da importância que a prevenção tem. Não perca tempo! Faça o autoexame e esteja atenta aos sintomas. Muitas brasileiras são vítimas dessa doença anualmente, não faça parte dessa estatística.

Abrace o Outubro Rosa. Abrace-se! E cuide-se bem para ficar com tudo em cima.

TwitterFacebook