Apesar de estarem presentes no mercado há um bom tempo, muitos desconhecem a diferença entre os produtos lights e diets.
Lights são alimentos que possuem seus nutrientes reduzidos – em relação aos mesmos produtos nas suas versões tradicionais. Considerados alimentos leves, eles são ideais para quem deseja perder peso, uma vez que o índice de calorias presente nele também é reduzido.
Os alimentos lights podem ser consumidos por pessoas que possuem colesterol alto, mas é imprescindível consultar um médico e verificar se na tabela nutricional o nutriente reduzido é gordura saturada e o teor de gordura trans é zero. Isso vale também para quem sofre de hipertensão, pois na composição de um alimento light o nível de sódio pode ser elevado. Nesse caso, é importante ficar atento ao rótulo e procurar sempre a orientação de um profissional.
Já os alimentos diets eliminam alguns nutrientes na sua composição (carboidratos, açúcar, sal, etc.). Esses alimentos são ideais para pessoas que sofrem de colesterol elevado, hipertensão ou diabetes e que precisam seguir uma dieta restritiva.
Vale lembrar que esses alimentos não são isentos de calorias. Então, quem os compra com o intuito de ter uma dieta sem calorias pode estar enganado. O chocolate é um ótimo exemplo da presença de calorias em produtos diets, pois todo açúcar é retirado e é acrescentado mais gordura na sua composição, ou seja, o chocolate diet possui quase a mesma quantidade de calorias que o chocolate tradicional, retirando apenas a sacarose da composição.
Assim como os lights, é importante ficar atento a tabela nutricional dos alimentos diets.
Segundo a nutricionista Mariana Feitosa, de Recife, existem produtos que não são diets nem lights e mesmo assim são mais saudáveis para o consumo.
Se uma pessoa sem patologias pretende consumir algum refrigerante, é indicado que ela beba a versão tradicional, pois quando é retirado ou reduzido algum componente da bebida adiciona-se mais sódio e corante – substâncias prejudiciais à saúde.
Envie a sua pergunta sobre saúde ou produtos da Divcom, tire as suas dúvidas e fique com tudo em cima.