Light x Diet. Qual o mais indicado para a sua dieta?

- 5 de novembro de 2013

810---Diet-light-2-imagens-1

Apesar de estarem presentes no mercado há um bom tempo, muitos desconhecem a diferença entre os produtos lights e diets.

Lights são alimentos que possuem seus nutrientes reduzidos – em relação aos mesmos produtos nas suas versões tradicionais. Considerados alimentos leves, eles são ideais para quem deseja perder peso, uma vez que o índice de calorias presente nele também é reduzido.

Os alimentos lights podem ser consumidos por pessoas que possuem colesterol alto, mas é imprescindível consultar um médico e verificar se na tabela nutricional o nutriente reduzido é gordura saturada e o teor de gordura trans é zero. Isso vale também para quem sofre de hipertensão, pois na composição de um alimento light o nível de sódio pode ser elevado. Nesse caso, é importante ficar atento ao rótulo e procurar sempre a orientação de um profissional.

810---Diet-light-2-imagens-2

Já os alimentos diets eliminam alguns nutrientes na sua composição (carboidratos, açúcar, sal, etc.). Esses alimentos são ideais para pessoas que sofrem de colesterol elevado, hipertensão ou diabetes e que precisam seguir uma dieta restritiva.

Vale lembrar que esses alimentos não são isentos de calorias. Então, quem os compra com o intuito de ter uma dieta sem calorias pode estar enganado. O chocolate é um ótimo exemplo da presença de calorias em produtos diets, pois todo açúcar é retirado e é acrescentado mais gordura na sua composição, ou seja, o chocolate diet possui quase a mesma quantidade de calorias que o chocolate tradicional, retirando apenas a sacarose da composição.

Assim como os lights, é importante ficar atento a tabela nutricional dos alimentos diets.

Segundo a nutricionista Mariana Feitosa, de Recife, existem produtos que não são diets nem lights e mesmo assim são mais saudáveis para o consumo.

Se uma pessoa sem patologias pretende consumir algum refrigerante, é indicado que ela beba a versão tradicional, pois quando é retirado ou reduzido algum componente da bebida adiciona-se mais sódio e corante – substâncias prejudiciais à saúde.

Envie a sua pergunta sobre saúde ou produtos da Divcom, tire as suas dúvidas e fique com tudo em cima.

TwitterFacebook