Treinamento funcional

- 21 de janeiro de 2014

Existem diversas modalidades de esportes e treinamentos, já falamos aqui sobre o Crossfit e agora vamos falar sobre o Treinamento Funcional.

O método pretende melhorar o condicionamento, diminuir incidências de lesões, aumentar a eficiência dos movimentos, fornecer equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade.

O treinamento funcional ganhou força nas academias por ser uma segunda opção de treino, longe das maquinas tradicionais e da lotação das salas de musculação.

Os exercícios visam fortalecer, alongar e relaxar a lombar, além de melhorar problemas relacionados ao sistema cardiorrespiratório. É um método dinâmico, que intercala várias capacidades físicas em um só exercício.

treinamento funcional

 

Bola suíça, ajustador de passos, anilha emborrachada, corda, step, escada para circuito, extensor para braços e pernas e halteres são alguns dos acessórios utilizados na modalidade. Os objetos são divididos em estações, onde cada uma trabalha um músculo diferente. O foco do treinamento funcional é o corpo como um todo e geralmente utiliza o peso do próprio individuo no exercício.

Como os acessórios usados são de fácil manuseio, muitos personais passaram a levar seus alunos para as praias e campos, quebrando a rotina da academia e  incentivando a prática de exercícios ao ar  livre.

Apesar de utilizar equipamentos simples, o treinamento funcional não é indicado para iniciantes, pois ele requer um bom condicionamento físico para que o circuito seja realizado.  Os iniciantes devem começar realizando exercícios para ganho de condicionamento, para depois incluir o treino na rotina.

Os exercícios permitem um grande gasto de calorias, tonificam os músculos e proporcionam um maior condicionamento cardiorrespiratório. Os benefícios são percebidos logo nas primeiras semanas de treino, principalmente quando existe a associação a uma alimentação balanceada.

Tenha uma rotina mais saudável e fique com tudo em cima.

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