Como absorver o cálcio no organismo?

- 29 de maio de 2014

como absorver o calcino no organismo

O cálcio é um dos nutrientes vitais no nosso organismo já que desempenha um papel importante na saúde dos ossos e dentes. Também atua na coagulação do sangue, na transmissão nervosa e na pressão arterial, entre outras muitas funções. Porém, mesmo oferecendo todos esses benefícios, apenas 10% da população brasileira consegue ingerir a quantidade recomendada de cálcio por dia! A falta de cálcio no organismo pode causar doenças sérias como raquitismo, osteomalácia e osteoporose.

Para evitar doenças por falta de cálcio e facilitar a sua absorção no organismo, alguns cuidados podem ser tomados. Saiba mais sobre eles:

manter uma dieta rica em calcio

A maior fonte de cálcio que se pode ingerir é o leite. Seja integral ou desnatado, ele fornece 1mg de cálcio para cada 1ml. Mas nem todo mundo gosta de leite e outros até são alérgicos à bebida; essas pessoas podem encontrar outras fontes de cálcio para suprir sua necessidade diária. A sardinha, o feijão rosinha, bebidas a base de soja, alfafa, azeitona verde são alguns exemplos.

tomar sol

A exposição ao sol ajuda a ativar a vitamina D no nosso organismo, estimulando assim, a absorção intestinal do cálcio. Bastam de dez a quinze minutos de exposição diária ao sol nas pernas e braços, essa é uma ótima forma de se obter a vitamina D. Mas essa exposição só pode ser feita até as 10hrs ou após as 16hrs, em outros horários, não se esqueça de passar protetor solar!

praticar exercicios

Quanto mais o corpo se movimenta, maior é a ativação dos osteoblastos, que são as células protetoras dos ossos. A prática de exercícios físicos também auxilia a absorção do cálcio que foi ingerido, fortalecendo assim, os ossos. Porém o organismo perde cerca de 100mg de cálcio, por hora suada. Se suar no exercício, é preciso repor!

evitar o consumo do alcool

O excesso de álcool aumenta a excreção urinária de cálcio, zinco e magnésio, que são importantes para a matriz óssea. Alcóolatras crônicos, por exemplo, possuem dificuldade para ativar a vitamina D no sangue, facilitando assim a absorção de cálcio pelos ossos. O resultado pode ser a osteopenia (redução da massa óssea) e o aumento do risco de fraturas.

suplementacao de calcio

Para mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70, a dose diária de cálcio recomendada é de 1.000mg. Mas nem sempre se consegue obter essa quantidade através das refeições. Para acabar com esse problema e evitar que o corpo sofra com a baixa quantidade de cálcio, suplementos de cálcio e vitamina D como CALCITRAN D3 e CALCITRAN B12 são bastante recomendados.

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