Câncer de mama: mulher consciente sabe se cuidar!

- 6 de outubro de 2014

outubro rosa câncer de mama O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na região da mama, consequência de alterações genéticas em um determinado conjunto de células que passam a se dividir de forma descontrolada.

Você sabia que 9 em cada 10 mulheres não conhece qual é o seu risco de possuir câncer de mama? Mesmo com a enorme quantidade de propagandas e ações de conscientização direcionadas a esse assunto, apenas uma em cada 10 mulheres possuem uma boa ideia do risco que correm.

Mesmo sendo uma doença grave, o câncer de mama pode ser curado, mas para isso, é importante que seja diagnosticado de maneira precoce. Quanto mais cedo ele for detectado, maiores serão as chances de que o tratamento funcione de maneira eficaz.

O procedimento ideal para se ter um diagnóstico precoce é a mamografia, só ela poderá detectar o câncer mesmo quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo não consegue ser percebido pelo autoexame, mas a mamografia consegue identifica-lo, e nesse período, as chances de cura são de até 95%.

É fundamental que além do autoexame – que deve ser realizado sempre, para que a mulher conheça o próprio corpo – mulheres acima de 40 anos realize uma vez por ano a mamografia,  já que nessa idade, o risco da doença começa a aumentar de maneira significativa.

Seja uma mulher consciente e fique com tudo em cima!

TwitterFacebook