Saiba como absorver melhor o cálcio

- 17 de novembro de 2014

dicas para absorver cálcio

Além de manter uma ingestão diária de cálcio que seja suficiente para suprir as necessidades do organismo, é essencial tomar alguns cuidados que facilitem a sua absorção.

A absorção do cálcio depende da biodisponibilidade de cada um, e é por esse motivo que apenas a ingestão de alimentos que possuam cálcio não garante a sua absorção e utilização pelo organismo.

Capriche na vitamina D

Essa vitamina é uma poderosa aliada para a absorção do cálcio que foi ingerido. Ela possui um papel importantíssimo na absorção do cálcio e na sua fixação nos ossos. Basta tomar 15 minutos de exposição solar por dia, em horários onde o sol não está tão quente, que a quantidade de vitamina D adquirida é suficiente.

Divida o consumo

O principal segredo para garantir a absorção do cálcio é fracionar o consumo diário. É ideal que a distribuição seja feita em 4 ou 5 porções diárias de 1000mg de cálcio. Para os atletas ou aqueles que fazem atividade física é recomendado consumir fontes de cálcio pela manhã, logo após o treino (ajudando assim na recuperação muscular), pela tarde e também antes de dormir.

Cuidado com o café

Quem não gosta de tomar o famoso cafezinho com leite? Mas é preciso ter cuidado, pois essa mistura pode ser prejudicial para aqueles que procuram mais cálcio na dieta. Quando consumida na presença do cálcio, a cafeína reduz a absorção intestinal desse mineral. Para aqueles que não desejam dispensar a bebida, vale inserir outras fontes de cálcio que não sejam o leite misturado com o café.

Menos sódio

Consumir o sal em excesso ajuda também facilita a eliminação de cálcio pela urina. Além de evitar o sal de cozinha, é preciso também tomar cuidado com alimentos em conserva como carne de sol, molho shoyu, e sopas instantâneas.

Pratique exercícios

Ao praticar exercícios o nosso corpo movimenta os ossos, ativando os osteoblastos, que são células produtoras do osso. É importante lembrar que os exercícios mais eficazes são aqueles que movimentam os ossos para muitos lados diferentes.

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