Fique com tudo em cima no fim de ano!

- 10 de dezembro de 2014

tudo em cima no fim de ano

Não dá pra escapar: mesa farta é uma tradição das festas de Natal e Réveillon. E junto com todas as delícias que enfeitam as ceias, vêm as tão temidas calorias extras. Sabia que somente em uma única ceia é possível ingerir mais de três mil calorias – o suficiente para desequilibrar sua dieta comportada. Então, pra não ficar com a consciência pesada depois das festividades e começar o ano novo com o pé direito, a solução é fazer as escolhas certas!

Em primeiro lugar, não adianta comer menos nos dias que antecedem às ceias para economizar calorias. O corpo pode entender isso como uma restrição e absorver mais comida e gordura: percebeu o prejuízo? Além disso, no dia da festa, lembre de se alimentar de três em três horas, dando preferência a comidinhas leves, como sanduíches e frutas. Anota aí outras dicas bacanas para você ficar com tudo em cima nas festas de fim de ano!

Comece a ceia com um bom prato de salada

Verduras e legumes são ricos em fibras e aumentam a sensação de saciedade. Deixe de lado os petiscos gordos como queijos, azeitonas e salames. Essa é a hora, também, de colocar castanhas, nozes e avelãs no prato: elas são altamente nutritivas e favorecem a diminuição do colesterol ruim. Mas lembre-se de saborear com moderação.

Opte pelas carnes brancas

As carnes de aves têm menos gorduras que as bovinas e as suínas. Enquanto 100 gramas de peru contam com 93 calorias, a mesma quantidade de tender chega a 196 calorias! Para deixar a refeição mais saudável, retire a pele das aves, que é a parte com maior concentração de gordura.

Prefira receitas feitas com frutas

Que tal aproveitar para comer as frutas da época, como damascos, tâmaras e lichia? Se quiser experimentar um doce, tente se contentar somente com uma fatia – afinal de contas, as outras terão o mesmo gosto, certo?

Cuidado com as bebidas alcóolicas!

Um copo por si só, para fazer brindes, não trará prejuízos: o problema é que é muito difícil tomar uma única dose. A dica é limitar o consumo e lembrar, sempre, de intercalar com água, para se manter hidratado. Também vale a dica de trocar a bebida por um suco de uva ou vinho sem álcool.

Prefira o panetone tradicional

Tem gente que passa o ano inteiro esperando pela hora de comer o panetone. A guloseima é realmente deliciosa, mas TODAS as versões são bem calóricas. Se você é fã, tente comer apenas na véspera ou no dia da festa. A melhor aposta é na versão tradicional, de frutas e uva passa: um pedaço de 80 gramas contém 270 calorias. Já aqueles que contém gotas de chocolate chegam a ter 370 calorias! Nesse caso, vale apostar nas versões lights.

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