Você usa o tênis certo para correr?

- 3 de maio de 2017
3

Qual é o melhor modelo de tênis para correr? Como escolher o sistema de amortecimento? Preciso de um tipo específico?

Cientificamente, pouca coisa foi realmente comprovada até hoje, por isso sabemos quase nada sobre a influência dos tênis de corrida para a saúde de quem pratica esse exercício. Mesmo assim há algumas dicas confiáveis que podem ajudar a escolher o melhor tênis:

1 – Escolha o modelo pelo conforto

Nosso corpo e o nosso cérebro funcionam de forma diferente quando nos sentimos confortáveis, por isso usar o conforto como parâmetro para a escolha do tênis é uma das melhores formas de reduzir as taxas de lesões.

2 – Não esqueça do amortecedor

Um calçado com bom amortecimento absorve o impacto, poupando que todo o peso caia sobre os joelhos e coluna.

3 – Saiba seu tipo de pisada

Analisar sua pisada ajuda a entender com qual tipo de tênis você irá se adaptar e quando é melhor trocá-lo. Um dos tipos de pisadas é a ‘Pronada’, aquela quando tocamos o chão com o lado interno do pé, pegando impulso com o dedão. A ‘Neutra’ é a pisada mais correta e a que possui menor risco de lesões, ela tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. Já na ‘Supinada’, o impulso vem do dedinho, e o lado de fora do pé toca mais o chão.

Lembre-se também que seu tênis deve ser leve, assim, você ganha mais agilidade ao correr, e que seu calçado deve ter um ótimo sistema de ventilação para que os pés não fiquem muito úmidos.

Agora que você sabe de tudo isso: #partiu comprar tênis novo!

TwitterFacebook