Descubra os benefícios de um abraço

- 22 de maio de 2017

22.05-(POST-BLOG)2

 

Nessa segunda, dia 22 de maio, a gente comemora o Dia do Abraço, essa ação tão simples que pode ajudar a reduzir o estresse, o medo e a ansiedade, além de diminuir a pressão arterial, promover o bem-estar e melhorar a memória.

 

E todos esses efeitos positivos só são possíveis por causa da liberação da ocitocina em nossa corrente sanguínea, o “hormônio do amor”. Sim, além de ser uma ótima comunicação não verbal e uma grande demonstração de amor e apoio, abraçar alguém que você gosta traz alguns benefícios à saúde. Olha só:

 

  1. Além da ocitocina, a endorfina – mesma substância química produzida após um bom treino – também é liberada. Ela contribui para o sentimento de bem-estar.
  2. O contato físico também atenua nossas reações a situações estressantes e contribui para reduzir a ansiedade. Ajudando a controlar a pressão arterial e a diminuir o risco de doenças cardíacas.

 

  1. Dar ou receber um abraço é a forma mais simples de se sentir feliz. Ele aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva.

 

  1. As sensações táteis dos abraços protetores que recebemos de nossos familiares na infância se mantêm no sistema nervoso quando nos tornamos adultos, e ajudam a aumentar nossos sentimentos de confiança, autoestima e amor próprio.

 

Motivos bons não faltam para sair por aí abraçando alguém, né!? Então nem pense duas vezes: abra os braços e vá comemorar o dia.

TAGS
TwitterFacebook