5 bons motivos para ter uma dieta rica em proteínas.

- 12 de julho de 2017
14.07-(POST-BLOG)-2

Proteínas são nutrientes essenciais ao corpo humano. Elas são responsáveis por produzir partes vitais como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo. Além de possuir uma função importantíssima: a de formar os neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelos neurônios que transmitem os impulsos nervosos que formam os pensamentos e os comandos físicos para o corpo se movimentar.

Como qualquer nutriente, a quantidade necessária de proteínas que se deve consumir por dia varia de acordo com o peso da pessoa e com a atividade física praticada. Mas adicionando carnes, peixes, ovos e derivados do leite, ou alimentos de origem vegetal, como soja, feijão, amendoim, gergelim e lentilha na sua rotina alimentar, seu corpo já consegue absorver uma fração boa de proteína.

Mas se ainda não se convenceu da importância de incluir esse nutriente essencial de uma forma saudável na sua dieta, veja esses 5 bons motivos que separamos para você:

1. Ajuda a equilibrar os hormônios
Os hormônios são substâncias formadas por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente. Uma alimentação equilibrada é essencial para melhorar os sintomas e tratar as doenças causadas por alterações hormonais, como o estresse ou ansiedade.

2. Fornece energia
As proteínas também podem ser utilizadas como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos.

3. Mantem pele e cabelos saudáveis
As proteínas são responsáveis por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne marcas de expressão; e a queratina, principal componente dos cabelos.

4. Transporta oxigênio
Como os glóbulos vermelhos (células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue) também são formados por proteínas, o baixo consumo desse nutriente pode causar problemas como anemia, fraqueza, palidez e falta de disposição.

5. Produz anticorpos
Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas. Logo, sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais vulnerável a doenças e infecções.

TwitterFacebook