Sal não é tudo igual.

- 6 de setembro de 2017

08.09-(POST-BLOG)

O sal é um dos principais condimentos usados na culinária mundial. Além de conferir sabor a diversos tipos de preparação, ajuda a equilibrar o amargor e a acidez dos alimentos. E se antes só se falava em dois tipos de sal: o sal fino e o sal grosso, agora a diversidade nos apresenta uma variedade, chegando a deixar muita gente perdida e com uma pergunta na cabeça: Sal não é tudo igual?

A resposta é NÃO. Há vários tipos de sal e aqui nesse post, a gente vai te mostrar a diferença entre alguns deles:

Sal de cozinha: é o tradicional sal de mesa, que ao ser refinado perde boa quantidade de minerais e, por isso, depois é acrescido de iodo, afim de evitar bócio, doença que provoca o crescimento da glândula tireóide.

Sal grosso: por não passar pelo processo de refinamento, o sal grosso preserva as propriedades dos alimentos, evitando seu ressecamento. É indicado principalmente para temperar carnes assadas ou que vão à churrasqueira.

Sal marinho: obtido a partir da evaporação da água do mar, esse tipo de sal também não é refinado e, por isso, conserva muitos minerais presentes naturalmente no grão, sendo considerado uma alternativa mais saudável que o tradicional sal de mesa.

Flor de sal: considerado uma das mais delicadas versões de sal, ele é capaz de realçar o sabor dos alimentos, sem fazer com que eles percam sua característica original.

Sal Rosa do Himalaia: como o nome já diz, ele é originário do Himalaia. Virou um dos queridinhos dos apaixonados por culinária por ser considerado o mais puro dos sais marinhos.

Sal Negro Havaiano: esse é um tipo de sal vulcânico. Contém carvão ativado, responsável por sua coloração preta. É muito utilizado em dietas de desintoxicação.

Sal Vermelho Havaiano: utilizado para temperar e conservar alimentos, ele é enriquecido com óxido de ferro, proveniente da adição de um tipo de barro vermelho vulcânico, o responsável pela coloração.

Sal Defumado: muito versátil, ele funciona nas mais diferentes receitas culinárias. Trata-se de um sal defumado a partir da fumaça de madeiras especiais.

TwitterFacebook