5 dicas para evitar lesões musculares

- 12 de janeiro de 2018
10.01-(POST-BLOG)

Não tem jeito, lesões musculares estão presentes na vida de todo mundo, do sedentário ao atleta de alto rendimento. Elas acontecem quando há uma sobrecarga na musculatura, seja por um trauma agudo ou overtraining (excesso de treinamento), e estão entre as principais causas do afastamento dos praticantes de atividade física dos seus treinos.

Por isso, se você não está nem um pouco a fim de dar uma pausa forçada na sua rotina saudável, é bom conhecer algumas dicas valiosas que podem ajudar a evitar lesões bobas:

1.Não tenha pressa para evoluir no treino
Progrida sempre gradativamente, um pouco por semana, sem exigir um esforço maior do que o seu corpo pode aguentar.

2.Descanse
No dia de descanso os músculos se regeneram para ficarem mais fortes no próximo treino. Ignorar esse repouso e treinar mais não irá melhorar seu desempenho, e sim aumentar muito o risco de dias parados por lesão.

3.Use sapatos adequados para a sua atividade física
O pé é a base de sustentação do nosso corpo, por isso a escolha do tênis errado pode causar entorses no tornozelo, lesões no tendão-de-aquiles, problemas nas costas, joelhos e quadril, e até mesmo fraturas por estresse na ossatura dos pés, nos casos mais graves. Evite tudo isso!

4. Capriche no aquecimento
É sempre importante preparar o corpo física e psiquicamente antes de começar qualquer atividade física. Quando o corpo é aquecido, há o aumento da temperatura e do metabolismo, o que facilita as reações químicas, melhora a oxigenação no sangue, músculos e cérebro e também desempenho motor.

5. Tenha uma alimentação rica e balanceada
Lentilhas, leite, espinafre, alho e óleo de peixe são alguns alimentos que podem ajudar a evitar lesões. Ficar sempre bem hidratada também é ótimo!

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