Mitos e verdades sobre o açaí

- 26 de janeiro de 2018

26.01-(POST-BLOG)

O açaí está em todos os lugares! Sua cor roxa e sabor inconfundível se espalharam pelo mundo e conquistaram um espacinho na dieta de muita gente. Mas apesar de já ser bastante popular, seus benefícios ainda não são 100% conhecidos: açaí engorda? Previne algum tipo de doença? É aliado de quem pratica atividades físicas? Para te ajudar a tirar essas e outras dúvidas, selecionamos alguns mitos e verdades mais comuns sobre o açaí. Confira:

1. Engorda?
MENTIRA! A polpa da fruta em si não engorda e tem baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ela fique mais doce e os acompanhamentos que as pessoas adicionam como, paçoca, biscoito e leite condensado.

2. É uma boa opção de pré-treino?
VERDADE! As vitaminas e minerais do açaí garantem energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar que é melhor consumi-lo sem o xarope de guaraná.

3. Ajuda a rejuvenescer?
VERDADE! Com sua alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Inclusive, estudos também indicam que ele possui capacidade de combater células cancerígenas.

4. É uma poderosa fonte de ferro?
MENTIRA! A quantidade de ferro encontrada em 100g de fruto é apenas de 1,5 mg. O feijão que é conhecido por ser rico em ferro, por exemplo, possui quase 6 mg em uma xícara.

5. Ajuda a controlar o colesterol?
VERDADE. O fruto contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.

TwitterFacebook