Quais são os alimentos ricos em gordura boa?

- 28 de fevereiro de 2018

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Quando o assunto é dieta, uma das primeiras coisas que se pensa é em cortar a gordura. E claro que faz sentido, porque entre os nutrientes temidos em uma rotina saudável a gordura é aquele que mais facilmente é estocado no corpo. Mas uma coisa todo mundo precisa saber: o nosso corpo precisa de gordura. É ela que fornecerá a energia necessária para aguentar a correria do dia a dia e até mesmo ajudar a absorver determinadas vitaminas.

Basicamente, existem três grupos de gorduras: saturadas, poli-insaturadas e monoinsaturadas. Mas qual delas seu copo está liberado para consumir? E onde encontrar essa gordura boa? A gente te diz agora!

A gordura saturada é encontrada em carnes vermelhas e brancas, pele de aves, creme de leite, manteiga, iogurte, azeite de dendê e bacon, por exemplo. Ela é considerada uma gordura prejudicial para o organismo, principalmente pelo fato de aumentar o colesterol ruim (LDL). Por isso, a evite na sua dieta.

A gordura poli-insaturada pode ser encontrada no óleo de soja, girassol, canola, milho; em peixes, frutos do mar; nozes e sementes de abóbora. Ela é rica em ácidos graxos essenciais e também auxilia na redução e controle dos níveis de colesterol no sangue. O único ponto negativo é que ela reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom (HDL).

Já a monoinsaturadas se mostra mais benéfica do que a poli, porque ela reduz apenas os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, enquanto estimula o aumento dos níveis do bom (HDL). Ou seja, é essa que você pode consumir sem culpa na dieta. Para encontrá-la, inclua azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola na sua rotina saudável.

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